segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Pacientes escolhem Instituto do Câncer como melhor hospital público de SP

Essa notícia nos mostra que, quando há vontade e trabalho sério, é possível, mesmo na esfera pública, dar um atendimento excelente aos pacientes de câncer:

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) “Octavio Frias de Oliveira”, unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP, é o melhor hospital público do Estado. É o que aponta a mais nova Pesquisa de Satisfação dos Usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), promovida pela Secretaria de Estado da Saúde.
Responderam à pesquisa 204,4 mil pacientes atendidos entre julho e dezembro de 2010 em 630 hospitais e centros de saúde de todo o Estado. O objetivo do projeto é monitorar a qualidade de atendimento e a satisfação do usuário, reconhecer os bons prestadores, identificar possíveis irregularidades e ampliar a capacidade de gestão eficiente da saúde pública.
Os usuários receberam formulários e puderam encaminhar suas respostas por meio de carta, internet e telefone, avaliando quesitos como a satisfação com o atendimento prestado por médicos e outros profissionais, qualidade das instalações onde o paciente foi internado, acolhimento dado pelo hospital aos pacientes e familiares e tempo de espera para internação, entre outros quesitos.
Cada formulário respondido gerou uma nota. Para o Icesp a nota média obtida foi 9,65. O segundo colocado na pesquisa foi o Hospital Estadual de Américo Brasiliense, também da Secretaria, com média de 9,62, e o terceiro foi o Hospital do Câncer de Barretos, com nota 9,60 (veja relação completa abaixo).
Com cerca de 500 leitos, o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo foi inaugurado em maio de 2008. É o maior centro especializado em oncologia da América Latina. No ano passado, realizou cerca de 11.000 internações.
Uma das características essenciais do Icesp é a inovação na assistência prestada, que permite ao paciente ter todas as fases de seu tratamento, a partir do diagnóstico até a reabilitação, integradas em um único local. Atualmente o instituto possui cerca de 50 projetos na área de humanização do atendimento a pacientes, familiares e funcionários.
“Esta pesquisa é fundamental para que tenhamos um panorama sobre o nível de satisfação dos pacientes em relação à qualidade dos hospitais públicos, não somente os mantidos pelo governo, mas todos aqueles que prestam assistência pelo SUS no Estado. Os dados são importantes indicadores que norteiam a gestão da saúde paulista”, diz o secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Giovanni Guido Cerri.

Ranking e notas dos 10 melhores hospitais públicos, eleitos pelos usuários SUS/SP

1º - Instituto do Câncer do Estado de São Paulo “Octavio Frias de Oliveira” (capital) –9,652
2º - Hospital Estadual Américo Brasiliense – 9,623
3º - Hospital do Câncer de Barretos – 9,607
4º - Hospital Estadual de Ribeirão Preto – 9,581
5º - Hospital Estadual João Paulo II, de São José do Rio Preto – 9,565
6º - Sociedade Brasileira de Pesquisa e Assistência para Reabilitação Craniofacial (Sobrapar), de Campinas – 9,556
7º - Hospital Regional de Divinolândia – 9,507
8º - Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (Centrinho) de Bauru –9,477
9º - Hospital Pio XII de São José dos Campos – 9,465
10º– Hospital Estadual de Bauru – 9,449


Um comentário:

Jú Carelli disse...

Oi Déa...
Eu não participei dessa pesquisa... mas como sou paciente do ICESP assino embaixo do que diz a repostagem...
Realmente o hospital é maravilhoso... e meu desejo é que ele seja um exemplo de como a saúde pública no Brasil pode e deve oferecer o melhor sempre...
Obrigada por compartilhar essa ótima matéria...
Beijinhos carinhosos