sábado, 27 de agosto de 2011

Cansada de exames

Falta uma semana para fazer de novo todos os meus exames. Passaram-se apenas três meses desde a última vez. Depois de oito anos, estou ficando cansada. Sinto como se tivesse dois meses e pouco de liberdade plena, e de repente me visse jogada em uma cela, dependendo de exames para saber se continuo livre para viver plenamente.
Semana passada estive em Ribeirão Preto, para acompanhamento do ressecamento da vista, causado pelo Tamoxifeno. Tudo estável, devo manter os colírios. Notícia boa é que agora vou voltar somente daqui a seis meses.
A maratona continua semana que vem, quando faço sei lá quantos exames. Junto aos tradicionais, ainda tenho de acrescentar vários para análise do fígado, que agora está super hiper mega intoxicado por causa do Tamoxifeno (olha o vilão de novo). Na outra semana, consulta com quimioterapeuta e hepatologista. Depois, na outra, consulta com mastologista. Ou seja, em menos de um mês, terei ido em quatro diferentes especialistas, todos eles, de alguma forma, relacionados aos câncer ou aos efeitos colaterais do remédio que tomo para prevenir do CA de mama. Ironia das ironias, em alguns casos esse mesmo remédio pode provocar tumores no fígado, útero e ovário. Tento não pensar nisso mas, quando vejo que vários dos efeitos estão se manifestando, óbvio que tenho medo. Sou humana, né? Choro e rio como todo mundo. Na maior parte do tempo procuro ser positiva, mas tem horas que cansa - e como cansa!
Quando terminei tudo - tratamento e cirurgias - eu sabia que nunca mais teria uma vida completamente normal, ou seja, sem retornos constantes aos médicos. Mas achava que levaria numa boa, que faria parte da minha rotina. Mas não imaginava o quanto o medo de ficar doente de novo me deixaria assim quando chegasse essa época.
Por isso chego a me irritar quem fala que basta acabar o tratamento que a pessoa deve esquecer para sempre que teve câncer. Se não tiver que fazer exames de três em três meses, não tiver mil cicatrizes, não tomar remédio com efeitos colaterais medonhos, pode ser que seja fácil esquecer mesmo tudo. Caso contrário, pode-se viver muito bem, como eu vivo, mas perto dos exames passar por esse nervoso novamente.
Ah, e por favor, quem nunca passou por isso não venha me dizer que podia ser pior... Podia ser, eu sei, eu podia ter tido metástase, podia ter morrido, podia um monte de coisas ruins. Mas só quem passa sempre por esse stress sabe o que é ficar na expectativa de mil resultados de exames. Porque podia ser melhor, eu podia nunca ter tido câncer, não é mesmo? Porque é fácil a gente achar que o outro sempre tem de ser forte, quando a gente não sabe o que o outro sente.
Desculpem o desabafo... mas tem momentos em que a gente precisa falar o que está sentindo. Hoje foi um desses momentos. Pode ser que amanhã eu mesma ache que fiz uma tempestade em copo d'água e me arrependa dessa crise emocional. Ou pode ser que eu continue triste e ansiosa, porque depois dos exames tem a espera dos resultados. Ou pode ser que eu me feche e não escreva nem fale mais nada. Mas agora, neste momento, estou extremamente triste em saber que todo esse processo está começando de novo...

2 comentários:

Marcele disse...

olá, entendo perfeitamente tudo que disse, estou passando pelo mesmo processo. A torcida é pura e simplesmente para que os resultados dos exames sejam bons, e ai é só comemorar como se tivesse recebido mais um pouco de vida!
Muita saúde para você minha companheira de batalha!
Marcele

carlos disse...

sou solidário a vc,não estou passando por este problema,mas meu pai está com cancer de prostata,e ira começar a quimioterapia,já estou sofrendo muito!!!!!sorte para vc.