terça-feira, 1 de outubro de 2013

E a luta continua!


Começo outubro mais uma vez engajada em palestras e campanhas pela luta contra o câncer de mama. E inicio o primeiro dia de outubro parando de tomar Tamoxifeno, que pelos últimos cinco anos me acompanhou diariamente e, a despeito de seus diversos e difíceis efeitos colaterais, impediu que eu tivesse um terceiro tumor.
Diferente de muitas pessoas que preferem esquecer que tiveram câncer quando se curam – decisão que eu respeito muito – eu preferi transformar minha experiência em esperança a quem está doente. Por ter conseguido sobreviver ao câncer duas vezes, acredito que estou qualificada a levar a esperança de cura a muita gente.
Não acho que levar uma palavra positiva me faça uma pessoa melhor ou pior que qualquer outra. Não me considero “guerreira” ou algo do gênero, aliás, busco hoje fugir dessa imagem que se criou de que o doente de câncer tem de ser uma pessoa positiva o tempo todo, como se nossas dores e tristezas tivessem de ficar escondidas por serem encaradas como “fraqueza”. Até hoje tenho momentos em que me pergunto “por que”, momentos esses em que busco nas orações o conforto para o que não posso mudar.
Não vou citar dados de casos de câncer de mama. Apenas deixo a quem ler essa postagem a mensagem para se cuidar muito bem. Para dedicar aos exames preventivos o mesmo cuidado e disposição que se dedica à academia, ao cabeleireiro, à manicure. Que a falta de tempo não seja desculpa para a não realização de exames. E que o autoexame dos seios passe a ser algo frequente, como o retoque que fazemos na tintura dos cabelos. Não é porque nosso seio não está à vista que não deve ser lembrado.

Mais um Outubro Rosa começa com nossa luta para a prevenção ao câncer de mama. Que os casos diminuam e a cura aumente. Esperança sempre!

Um comentário:

Andreia disse...

Isso mesmo.
Somos humanas, o sangue corre nas veias e isso me habilita a sofrer sempre que eu sentir vontade.
E pode ter certeza da importância de sua experiência, pois foi através dela que me permiti ficar um pouco decepcionada com a doença e minha atual condição passageira...se Deus quiser e ele quer rsrsr
Beijo grande e obrigada por tudo.
Viva o outubro com tom de rosa de mulherzinha...eu preferia outubro laranja kkkkkkkkkkk acho mais energético rsr